Busca rápidaX

MANCHETES

Progresso Rural: Melhoria da qualidade do trigo gaúcho favorece para maior mercado do cereal

31 de outubro de 2022

A melhora na qualidade do trigo do Rio Grande do Sul, seja por meio de pesquisas ou através de investimentos de agricultores nas lavouras, resulta em maior compra por parte de moinhos e mais exportação. O presidente do Sinditrigo gaúcho, Valdomiro Bocchese da Cunha, ressalta que dos últimos dois anos para cá os moinhos importam cerca de 10% do trigo que precisam.

Por ano, os moinhos consomem em torno de 1 milhão e 700 mil toneladas de trigo. A exportação do produto gaúcho deve ficar em aproximadamente 1 milhão e 100 mil toneladas, especialmente para a África. Ontem pela manhã, o presidente do Sindicato das Indústrias de Trigo do Rio Grande do Sul ampliou esses temas no programa Progresso Rural da RPI.

Ele ainda abordou a perspectiva de que o Paraná compre bastante trigo do território gaúcho, pois os produtores paranaenses tiveram muitas perdas de rendimento do cereal na safra deste ano, em razão da falta de chuva. Juntos, a expectativa é que os Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo comprem em torno de 1 milhão de toneladas.

Valdomiro Bocchese da Cunha também falou sobre a tendência de manutenção de alta do preço do trigo para os produtores, visto a estiagem na Argentina, ainda problemas de safra na região do meio oeste dos Estados Unidos, instabilidade na China e guerra entre Ucrânia e Rússia, nesse último caso, em razão de que os dois países produzem e exportam trigo. Valdomiro Bocchese da Cunha enfatiza que nesse começo de colheita, no Estado, a qualidade do trigo é muito boa.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí