Uma das áreas que se traduz em fonte de renda para produtores da região, a piscicultura, ganha mais um impulso, com a retomada de atividades da Nutripeixe, em Ajuricaba. O espaço, na Linha 17, imediações da cidade ajuricabense, é da Unijuí, mas a marca, Nutripeixe, foi adquirida recentemente pelo piscicultor, Airton Cossetin, ex-prefeito de Ajuricaba. Após reestruturação, há pouco mais de uma semana foi iniciada a produção de filé de tilápia. Os peixes são oriundos de açudes do mencionado piscicultor, que possui área em Nova Ramada.
Cossetin frisa que a indústria tem capacidade para produzir 10 toneladas por mês de filé de tilápia, porém, nesse primeiro momento o total é de 500 quilos por semana. Ele afirma que existe peixe para atingir a produção máxima de filés, porém, falta mercado consumidor para colocar o produto. Nesse início, a produção é encaminhada, por exemplo, para mercados de Ajuricaba, Ijuí, Cruz Alta e Panambi. Airton Cossetin também comenta que há possibilidade de estabelecer parceria com outros piscicultores para obtenção de tilápia, mas é necessária qualificação dos produtores e dos produtos.
Ontem pela manhã, o proprietário da Nutripeixe ampliou o tema durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Cossetin ainda abordou a importância de organizar a cadeia do peixe, ou seja, apoio técnico que vai desde alimentação dos peixes, qualidade da água, dentre outros quesitos, até a comercialização, o que abrange, por exemplo, a Emater e sindicatos. Ele cita o exemplo da cadeia de grãos, ou seja, soja, trigo e milho, que está bem estruturada. Na próxima sexta-feira, às 15 horas, haverá a inauguração da nova configuração da Nutripeixe. Hoje, às 22 horas, o Progresso Rural vai ser reprisado no programa Companhia da Noite da RPI. Abaixo, confira o Progresso Rural na íntegra.