Qualquer tipo de crime em propriedades rurais do Rio Grande do Sul pode ser registrado, a partir de agora, através da internet, por meio da Agrodol – delegacia online do agronegócio. O lançamento aconteceu dia 28 do mês passado durante a Expointer, em Esteio. O acesso se dá através do site delegaciaonline.rs.gov.br.
A delegada de Polícia Civil responsável pela novidade, Liege Machado Pereira, ampliou o tema, ontem pela manhã, no programa Progresso Rural da RPI. Por meio da Agrodol, os agricultores podem comunicar abigeato, furto ou roubo de maquinários, também de insumos, assaltos em propriedades, alteração de limite divisórios de propriedades, aplicação incorreta de defensivos agrícolas, brigas, ameaças, dentre outros fatos.
A delegada esclarece que pelo meio virtual, a comunicação de ocorrências no segmento agrícola se torna mais ágil, pois as pessoas não precisam se deslocar até uma delegacia física, e fidedigna, visto que as vítimas podem inserir fotos, por exemplo, sobre rastro ou veículos que estiveram nas propriedades, corte de cerca, ferramentas ou demais objetos deixados pelos bandidos, marca que havia na pele de animais furtados, dentre outras imagens. Além disso, os produtores têm possibilidade de disponibilizar até áudios no mesmo site e o local exato da ocorrência, por meio do georreferenciamento.
A investigação dos fatos fica sob responsabilidade da delegacia de Polícia Civil que abrange a área em que foi feito o registro. O comunicante precisa informar e-mail ou número de celular para receber o retorno dos policiais.
O site da Agrodol ainda conta com cartilha sobre dicas de segurança no campo, produzida em conjunto com a Farsul. Na entrevista no Progresso Rural, Liege Pereira também comentou que a delegacia online para crimes rurais agiliza a investigação. O Progresso Rural vai ser reprisado, hoje, a partir das 22 horas, no programa Companhia da Noite da RPI. Abaixo, confira entrevista com delegada Liege.