Aumentar o rendimento da canola sem utilizar mais sementes, adubação ou outros produtos. Esse é o objetivo da polinização na cultura através de abelhas, que acontece na região de Ijuí. A iniciativa é da Selena Alimentos e a empresa virtual agrobee.net.
O sócio-proprietário da agrobee, Carlos Pamplona Rehder, ressalta que estudos realizados indicam acréscimo de até 46% na produtividade da canola quando colmeias são colocadas nas proximidades das lavouras. Apicultores interessados podem se cadastrar pelo mencionado endereço eletrônico ou através do aplicativo da agrobee a fim de disponibilizar abelhas para o projeto que está em desenvolvimento, visto que a canola da atual safra inicia o processo de floração.
Para cada colmeia é pago o valor de 25 reais. Os apicultores precisam levar as caixas de abelha até as lavouras e depois buscar. Carlos Rehder frisa que é incentivado que cooperativas se unam ao projeto e façam transporte coletivo das colmeias, com menos custo para os produtores.
Para os apicultores, Rehder afirma que outro benefício é fortalecer a alimentação das abelhas, com a florada da canola. Ontem pela manhã, Carlos Rehder ampliou o tema durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Ele também abordou a polinização na soja. Aliás, exemplos já implantados apontaram aumento médio de cinco sacas de soja por hectare através do uso de abelhas. Abaixo, confira o Progresso Rural de ontem.