Proprietários de animais, especialmente bovinos, precisam ficar atentos com a incidência de carrapatos no rebanho. A médica veterinária, Ana Paula Toniolo, ressalta que há três fases de surgimento da praga. A primeira ocorre no início da primavera, outra nas proximidades do verão e a terceira fase no outono. Diante disso, ela alerta que é fundamental combater o carrapato a partir de agora. Frisa que é necessário planejamento estratégico, com acompanhamento, pois pouco adianta aplicar apenas um produto.
Ana Paula Toniolo destaca que o clima do Rio Grande do Sul é muito propício para circulação de carrapato e, este inverno, com pouca geada, não ajuda no controle natural do problema. A veterinária aproveita para enfatizar que a região de Ijuí possui muito consórcio entre lavoura e pecuária; com isso, os animais ficam muito confinados, o que favorece a transmissão de carrapato entre o rebanho.
Ontem pela manhã, Ana Paula Toniolo ampliou o tema durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Ela também explicou que existem animais mais sensíveis ao carrapato, por exemplo, vacas com bezerros ou quando acontece troca de dentes, porque o organismo fica com menor imunidade. O Progresso Rural vai ser represado hoje, às 22 horas, no programa Companhia da Noite da RPI. Abaixo, confira o Progresso Rural na íntegra.