Busca rápidaX


MANCHETES

Progresso Rural: Região de Ijuí participará de estudo inédito sobre mortandade de abelhas

17 de abril de 2023

A região de Ijuí vai participar de estudo inédito no Rio Grande do Sul que visa avaliar a sanidade das abelhas. O projeto também é pioneiro no Brasil. O inquérito vai determinar a prevalência e fatores de risco do ácaro Varroa em colmeias e vigilância ativa para o pequeno besouro das colmeias, pragas que ocasionam morte de abelhas.

O médico veterinário da Inspetoria Veterinária de Jóia, Henrrison Serafini, integra o trabalho e comenta que a Varroa é um parasita que se alimenta do sangue das abelhas e praticamente invisível a olho nu. Já o besouro entra nas caixas das colmeias e se esconde muito fácil quando se verifica os locais. O levantamento vai ser feito em 375 propriedades rurais gaúchas, dentre 97 municípios. Na área de abrangência da Coordenadoria Regional de Agricultura, com sede em Ijuí, o projeto vai ocorrer em 10 municípios, com avaliação de aproximadamente 150 colmeias. Serão visitados, por exemplo, apicultores em Jóia, Ajuricaba, Nova Ramada, Santo Augusto, Panambi e Ibirubá.

Henrrison Serafini observa que na região de Ijuí a coleta de abelhas deve começar no próximo dia 23, com término no final de maio. Ontem pela manhã, o médico veterinário ampliou o tema durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Serafini comentou que nas visitas às propriedades vai ser feito questionário para os produtores a fim de saber a higienização realizada nas caixas de abelhas. Mesmo com o problema da Varroa e besouro, a maior causa da mortandade de colmeias ainda se refere aos defensivos agrícolas, aplicados de forma errada, por exemplo, durante período de floração. Abaixo, confira o Progresso Rural de ontem, 16.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí