Busca rápidaX

MANCHETES

Progresso Rural: triangulação do leite ajuda a derrubar preços para os agricultores

19 de setembro de 2022

A gangorra no preço do leite novamente afeta produtores de Ijuí e região. No recebimento do dinheiro, referente ao produto entregue de agosto para cá para cooperativas e empresas, que acontece no momento, os agricultores registram redução de até 75 a 80 centavos por litro. Com isso, do valor de 3 reais e 50 centavos e 3 e 60 por litro ganho mês passado, agora, o preço cai para cerca de 2 e 90 e praticamente empata com o que precisa ser investido para produzir um litro de leite, visto alto custo dos insumos, por exemplo, a ração.

A presidente do Sindicato Rural de Tenente Portela, coordenadora da Comissão do Leite da Farsul e secretária do Conseleite, Márcia Müller, ressalta que essa diminuição de preço tem vários motivos, dentre eles, a redução do consumo por parte da população e importação do alimento. Essa montanha russa de preço, como ela denomina, afeta custeios e lucros nas propriedades. Por isso, Márcia Müller pede cautela aos agricultores em termos de investimentos e observa que agora é período de negociação para evitar maiores prejuízos.

Ontem, as 8 horas e 20 minutos, Márcia Müller ampliou esses assuntos no programa Progresso Rural da RPI. Ainda vai abordar a necessidade de empoderar os produtores com informações para que possam realizar melhor negociação com as indústrias que compram leite. Nesse caso, ela enfatiza a importância, por exemplo, de programas do Senar e Farsul para orientar os agricultores. Como uma das opções para melhorar o preço do leite pago aos produtores, a presidente do Sindicato Rural de Tenente Portela sugere a exportação do produto. Para isso, entende que as indústrias gaúchas precisam criar produtos diferenciados para o mercado consumidor.

Um dos mercados estrangeiros para onde já existe experiência de venda do leite gaúcho é a China. Outra opção se refere aos países árabes. Márcia Müller ainda vai abordar no Progresso Rural a preocupação com a triangulação do leite, ou seja, especialmente o caso do Uruguai, que compra leite em pó da Nova Zelândia, dilui e vende para o Rio Grande do Sul, o que também influência para a baixa do preço ao produtor gaúcho.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí