Busca rápidaX

Progresso Rural: Tripanossomose em bovinos preocupa produtores e profissionais da região

28 de fevereiro de 2022

Uma das doenças registrada em bovinos, no momento, é a tripanossomose, através de um protozoário que atua no sangue e causa anemia nos animais. O médico veterinário, Mário Goulart, explica que muitos denominam o problema como a nova tristeza, pois os aspectos são muito semelhantes à tradicional tristeza animal.

No detalhe, um tripanossoma no sangue

Nos bovinos de leite a tripanossomose causa redução da produção leiteira e até perda de gestação. Além disso, nos animais de leite e também de corte, há perda de peso. Em casos mais graves, a doença leva à morte de bovinos, como acontece em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Mário Goulart ressalta que o problema pode passar de um animal para outro, por exemplo, através de agulhas de injeções e pelas moscas. A tripanossomose também ocorre em equinos. O veterinário esclarece que o tratamento se dá por meio de medicamentos, porém existe um protocolo que abrange produtos não apenas para a tripanossomose em si, mas também a fim de proteger o fígado do animal.

Entre 10 e 15 dias após a contaminação, acontece uma verdadeira explosão do parasita. Depois, o organismo de muitos animais quase se acostuma com o problema, no entanto há bastante perda de peso e produção. Ontem pela manhã, o veterinário, Mário Goulart, falou sobre o tema durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. O Progresso Rural vai ser reprisado as 22 horas de hoje no programa Companhia da Noite. Abaixo, confira o Progresso Rural na íntegra, edição de ontem.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!