Busca rápidaX

Projeto da Justiça Restaurativa será ampliado para cinco escolas de Ijuí

31 de outubro de 2025

Na programação da 3a Semana Restaurativa de Ijuí, será lançado dia 10 de novembro, o projeto “Formigar-se”. O evento será no auditório do Ministério Público a partir das 14 horas.

Falando na Rádio Progresso, a coordenadora do referido projeto, Cristiane Barasuol, disse que a atividade surgiu a partir da criação da escola restaurativa Deolinda Barufaldi. Frisou que esta foi uma escola piloto, que lançou um ideia de criar este sistema de escolas no município de Ijuí.

Em parceria com o Ministério Público, juntamente com o conselho de gestão do programa de justiça restaurativa de Ijuí, se empenhou em fazer com que mais escolas participem deste projeto. O objetivo é ampliar para cinco escolas restaurativas. São duas estaduais e três municipais.

Além da escola Deolinda Barufaldi, devem integrar ao projeto a Escola Municipal Rui Ramos e Anita Garibaldi, além das escolas estaduais Otávio Caruso Brochado da Rocha e Escola Boa Vista. Serão 02 anos de atividades com acompanhamento das redes municipais e estaduais, Unijuí e Ministério Público, com apoio do Poder Judiciário.

Cristiane frisou que esta politica pública voltada a este modelo de trabalho, faz com que possa ser implementada uma cultura de paz dentro das escolas e da comunidade local. Explicou que na prática trata-se de orientar os estudantes, professores e pais, para que possam melhorar a gestão dos seus conflitos, principalmente baseado no diálogo.

Observou que as escolas restaurativas visam uma mudança de paradigma e teoria pedagógica, que ao invés da fazer a expulsão e repreensão nos conflitos, isto ocorre através do diálogo. A proposta é oferecer para quem está envolvido nos problemas, que possam assumir a responsabilidade sobre o que ela fez, por meio de reflexões.

Para fazer esta reflexão são realizadas perguntas restaurativas, que levem estas pessoas a refletir sobre o que elas fizeram e assumir o que realmente aconteceu. Como no Poder Judiciário possui a acusação e ampla defesa, pelo sistema da justiça restaurativa é desenvolvido um trabalho para que as pessoas possam assumir as responsabilidades sobre os problemas que porventura fizeram.

A partir daí, se proporciona a oportunidade também de mudar de comportamento para que possam viver em sociedade de uma forma mais tranquila, com mais qualidade de vida. Ela frisou que o objetivo da escola restaurativa é mudar a qualidade de relacionamento no ambiente escolar como um todo.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!