A União das Etnias de Ijuí (UETI), que terá sua sede e complexo cultural sendo inaugurado nesta sexta-feira, 29, está organizando uma iniciativa que envolverá centenas de estudantes a partir do segundo semestre deste ano.
Intitulada de Guardiões da Cultura, a ação integra a série de atividades que visam fomentar ainda mais a questão étnica na cidade, a partir da inauguração do complexo cultural, como destaca o presidente da UETI, Nelson Casarin.
“Nesse projeto que vai iniciar no segundo semestre deste ano, vamos envolver mais de mil crianças e jovens das nossas escolas municipais e estaduais, promovendo o ensino de dança, de línguas, de cantos e da cultura de um modo geral de cada país gratuitamente para essas pessoas. Vamos envolver um bom número de profissionais dando esses cursos e aulas para que esses jovens se envolvam cada vez mais no movimento étnico. Acredito que é partir disso começamos a despertar o gosto e o envolvimento deles. Temos certeza que esse projeto é a cereja do bolo, não só do movimento étnico, como também do município de Ijuí”, destaca Casarin.
O presidente da UETI finaliza enaltecendo o trabalho que vem sendo realizado pela entidade no município, o que embasa o título de Capital Nacional das Etnias para Ijuí e a busca de outros reconhecimentos para a cidade, como o de Capital Internacional das Américas das Etnias e o de Capital Mundial das Etnias.