O vereador César Busnello, PDT de Ijuí, apresentou projeto de lei que dispõe sobre a realização periódica de cursos de inclusão digital e educação para o consumo destinados à população da terceira idade, promovidos pelo Procon Municipal, em parceria com outras secretarias e entidades.
Falando na Rádio Progresso, o vereador disse que a proposta é de realização periódica de cursos e oficinas voltados à inclusão digital e à educação para o consumo, com foco na prevenção de golpes e fraudes virtuais, destinados à população idosa. O projeto prevê que os cursos serão organizados em parceria com outras secretarias municipais, especialmente a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
As atividades poderão ser realizadas em centros comunitários, centros de convivência do idoso, escolas públicas, unidades do CRAS ou demais locais com estrutura adequada para acolher o público-alvo. A proposta é que os conteúdos deverão incluir, entre outros temas, noções básicas de uso de smartphones, aplicativos e redes sociais, bem como, reconhecimento de golpes mais comuns praticados por meios digitais.
Busnello sugere que o Poder Executivo firme parcerias com instituições públicas ou privadas, como universidades, bancos, empresas de tecnologia e órgãos de segurança, para apoio técnico, educacional ou financeiro na execução dos cursos. O Programa Municipal de Inclusão Digital para Idosos visa promover a capacitação digital dos cidadãos com 60 anos ou mais, garantindo que possam utilizar tecnologias digitais de forma eficaz e segura.
O objetivo do programa é o de alfabetizar digitalmente pessoas a partir de sessenta anos, ampliar o acesso à tecnologia para elas, promover oficinas e cursos sobre o tema, reduzir o isolamento social e exclusão digital da população idosa, entre outros. A criação do Programa Municipal de Inclusão Digital para Idosos seria uma iniciativa essencial para promover a equidade digital e a inclusão social de nossa população idosa.