Busca rápidaX

MANCHETES

“Guarda-chuva do Bem” transforma materiais descartados em mochilas para alunos carentes da rede pública em Ijuí

28 de dezembro de 2025

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí, a Criatec, está promovendo o projeto social “Guarda-chuva do Bem”, iniciativa que alia sustentabilidade, economia circular e apoio à educação. O tema foi destaque em entrevista concedida à Rádio Progresso pela analista da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva.
O projeto prevê a coleta de guarda-chuvas e sombrinhas que não estão mais em uso ou danificadas. Esses materiais serão reaproveitados na confecção de mochilas sustentáveis, que serão destinadas aos filhos de catadores de materiais recicláveis. As crianças e adolescentes beneficiados são alunos da rede pública municipal e estadual de Ijuí. A entrega das mochilas ocorrerá durante a ação “Dia do Bem – Volta às Aulas”, programada para o mês de fevereiro.
Segundo Elizandra, tradicionalmente a ação contempla a entrega de kits de materiais escolares, e neste ano a novidade será a distribuição do primeiro lote de mochilas sustentáveis, produzidas a partir do reaproveitamento dos materiais coletados. A iniciativa busca, além de auxiliar as famílias, conscientizar a comunidade sobre a importância da reutilização e do consumo responsável.
Pessoas que desejarem colaborar com o projeto podem destinar guarda-chuvas ou sombrinhas danificadas nos pontos de coleta instalados nas duas paradas de ônibus do campus da Unijuí, entregar diretamente na sede da Criatec ou ainda obter mais informações pelo telefone (55) 3332-021.
Durante a entrevista, Elizandra também reforçou que segue aberto o período de adesão para empresas interessadas no programa “Empresa Amiga da Reciclagem”. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Ijuí, em parceria com a Criatec da Unijuí e associações de catadores, e tem como objetivo reconhecer e incentivar empresas locais a destinarem corretamente seus resíduos recicláveis, como papel, plástico, metal e papelão, às cooperativas de catadores.
As empresas participantes recebem certificação e um incentivo na taxa de lixo vinculada ao IPTU, além de contribuir para a redução do volume de resíduos encaminhados aos aterros sanitários, o fortalecimento da economia circular e a melhoria da renda dos catadores do município.

Fonte: RPI / Foto: http://www.pensandoaocontrario.com.br/