Busca rápidaX

Projeto para duplicação da BR-386 entre Carazinho e Sarandi é adiada para setembro de 2026

20 de outubro de 2025

O projeto de duplicação da BR-386, no trecho que liga Carazinho a Sarandi, teve sua entrega adiada para setembro de 2026. Inicialmente prevista para o primeiro semestre deste ano, a conclusão foi postergada após a assinatura de um termo aditivo entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a empresa STE – Serviços Técnicos de Engenharia, responsável pelo desenvolvimento do projeto. O contrato, com vigência de 570 dias, poderá sofrer novos ajustes até março de 2027.

Após a conclusão do projeto executivo, o Dnit deverá abrir licitação para a execução das obras. Até o momento, não há prazos definidos para o início nem estimativas de custo, já que o orçamento detalhado faz parte das etapas de projeto básico e executivo que ainda serão entregues pela empresa contratada.

De acordo com o edital de licitação divulgado em dezembro de 2023, o trecho entre Carazinho e Sarandi enfrenta sérios problemas de fluidez e segurança devido ao alto volume de tráfego, o que aumenta o tempo de viagem e os custos logísticos para a economia regional.

Além da duplicação, o projeto prevê a readequação de três pontes e a construção de outras três, implantação de ruas laterais ao longo de 15 km, duas passarelas, prolongamento de dois viadutos e a criação de sete rótulas fechadas. Segundo o Dnit, as intervenções trarão melhorias expressivas na capacidade de tráfego, impacto socioeconômico positivo e estímulo a novos investimentos.

O trecho de 50 quilômetros entre Carazinho e Sarandi não integra a concessão da BR-386 à CCR ViaSul, que administra a rodovia apenas de Canoas a Carazinho. A concessionária segue realizando obras de manutenção, drenagem e duplicação em outros segmentos, como o trecho entre Marques de Souza e Lajeado, do km 333 ao 345.

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/Foto: Dnit/Divulgação
error: Conteúdo protegido!