A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, psicóloga Márcia Baiocchi Amaral, falou na Rádio Progresso sobre o projeto Psicoterapia para Adultos. Segundo ela, foi identificada uma lacuna no município, mesmo possuindo três CAPS, no atendimento a pessoas com casos mais graves de transtornos psicológicos, sofrimentos mentais persistentes, sendo que os casos mais leves são atendidos na UBS’s e passam, com esse projeto a ser atendidos pelo novo serviço.
O projeto, já em andamento, destina atenção especial e atendimento mais direcionado, oferecendo psicoterapia e escuta psicológica na resolução de questões mais pontuais, trazendo maior benefício ao paciente e melhor resolutividade. São tratados transtornos de ansiedade por exemplo, que, em atendimento mais especializado podem evitar o agravamento e o uso excessivo de medicação.
A psicóloga disse que desde a pandemia tem aumentado o números de pessoas com problemas de ansiedade. Desta forma, os Centros de Atenção Psicossocial, buscam prestar este atendimento à população.
Destacou ainda que o Serviço de Psicoterapia Breve para Adultos acontece junto ao Hospital Bom Pastor. Lamentou no entanto, que muitas pessoas iniciam este atendimento e acabam deixando de comparecer.