A propaganda de rua para o segundo turno das eleições, cuja votação vai acontecer amanhã, pode ser feita até às 22 horas de hoje, 29. Até o mencionado horário, vai ser possível distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, utilização de alto-falantes ou amplificadores de som.
Por outro lado, os eleitores têm até hoje para baixar ou atualizar o e-Título, documento eletrônico de identificação que substitui a versão impressa do título de eleitor. E nesta manhã, com início neste momento, o Cartório Eleitoral de Ijuí começa a distribuição das urnas eletrônicas para as seções eleitorais da Vigésima Terceira Zona Eleitoral. Demais Zonas Eleitorais da região também repassam as urnas hoje pela manhã.
Votação nesta domingo
Neste domingo, o eleitor poderá votar com uso de camiseta, adesivo, bóton, bandeira ou algum outro material que identifique o candidato ou partido, mas numa manifestação silenciosa. O telefone celular vai ter que ser deixado com os mesários, ou seja, não poderá ser levado para a cabine de votação. Com isso, é possível usar o e-titulo.
Para votar é necessário apresentar documento com foto. Também não vai ser possível que o eleitor esteja com arma de fogo no domingo. Armamento só vai ser liberado para agentes da segurança e que estejam em serviço. Quem não votou no primeiro turno, dia 2 deste mês, e não justificou a ausência, poderá votar normalmente domingo. O prazo para justificar termina em primeiro de dezembro.
Medidas de segurança
Assim como aconteceu no primeiro turno, os órgãos de segurança pública de Ijuí atuam em conjunto para este segundo turno das eleições. O Tenente Coronel, Edilson Dela Flora Góes, comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Ijuí, disse que desde ontem, gradativamente, ocorre aumento de brigadianos nas ruas. A intensificação vai transcorrer a partir de hoje à noite. Todo o efetivo da Brigada Militar vai estar no policiamento ostensivo, especialmente em Ijuí, exceto os policiais em férias ou outras situações especiais.
Edilson Dela Flora Góes alerta que a preocupação é com ações amanhã à noite, após divulgação do resultado das eleições, seja para presidente da república ou para governador, a fim de evitar problemas entre partidários de quem vencer as eleições e quem perder.
O Juiz Eleitoral da 23ª Zona Eleitoral, sediada em Ijuí, Eduardo Giovéli, ressalta que não haverá local definido para permanência dos diferentes grupos partidários e pediu o bom senso das pessoas e partidos para evitar problemas.
Já o coordenador de Trânsito de Ijuí, Valdeney Wagner dos Santos, destaca que a praça da República poderá ser utilizada para presença após o resultado das eleições. Porém, as pessoas estão proibidas de trancar ruas ao redor da praça ou qualquer outra via pública.