Na última sexta-feira (07), uma audiência foi realizada junto ao Ministério Público de Ijuí para debater sobre a taxa de esgoto no município, hoje fixada no percentual de 70% sobre o consumo da água. Proposta pelo vereador César Busnello (PDT), a audiência contou com a participação do Promotor de Justiça Marcos Roberto Lamin, presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ijuí, Leoveral de Oliveira, deputado estadual Gerson Burmann, representado pelo seu assessor, Fioravante Ballin e advogado Luiz Fernando Arbo.
Além de apresentar ao promotor as reclamações sobre os valores cobrados a titulo de tarifa de água e esgoto, também foram expostas outras demandas, como a falta de estrutura adequada por parte da Corsan para atender a população. Segundo o edil, falta estrutura tanto física quanto de pessoal: “isso vem fazendo com que os atendimentos ocorram de forma online, mas as respostas demoram muito para serem apresentadas” afirma Busnello.
O próximo passo para tratar do tema será uma reunião em Porto Alegue, junto da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (ACERGS). Segundo Busnello, ainda é solicitada a reabertura da comissão especial para tratar sobre o tema. Para isso são necessárias seis assinaturas, e ainda faltam duas, mas afirma que independente da reabertura da comissão, segue na luta, promovendo outros movimentos para dar atenção e agilidade aos debates sobre o tema.
Ouça abaixo a entrevista completa: