As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tiveram suas datas alteradas no Rio Grande do Sul. Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a aplicação, que começaria ontem, foi adiada para o período de 23 de outubro a 7 de novembro.
O Inep, órgão federal responsável pela produção, logística e distribuição dos materiais em todo o país, informou que o adiamento foi necessário devido a um atraso operacional na gráfica responsável pela impressão das provas. A empresa contratada não conseguiu concluir a produção e o envio dos malotes dentro do prazo previsto.
Em Ijuí, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), desenvolveu ao longo de setembro e outubro o programa “PreparAÇÃO SAEB”, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem e preparar os estudantes para as avaliações. As ações incluíram o Tira-Dúvidas, o Simulado Saeb aplicado aos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, e o Fala Aí, momento de diálogo, incentivo e escuta dos estudantes.
Aplicado a cada dois anos, sempre em anos ímpares, o Saeb avalia os estudantes das séries finais de cada etapa de ensino: 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. A prova contém questões de Língua Portuguesa e Matemática, além de itens amostrais de Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
O objetivo da avaliação é medir o nível de aprendizagem e identificar se os estudantes consolidaram as habilidades e competências esperadas em cada ciclo. Os resultados também ajudam a compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede o desempenho das escolas e orienta políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da educação.