Busca rápidaX

Publicações em redes sociais podem prejudicar busca por emprego

20 de maio de 2022

Se você está em busca de emprego, saiba que os recrutadores podem estar observando seu perfil nas redes sociais. Em Ijuí, segundo o coordenador do Sistema Nacional de Emprego (SINE), Nestor Tellier, os empregadores costumam avaliar o perfil dos candidatos a vagas de trabalho. O comportamento nas redes pode ser fundamental para determinar a contratação, ou não. 

“A dica é ter o máximo de cuidado nas redes sociais. Atentar para o que publica e compartilha e a maneira como se comporta, já que às vezes a entrevista de emprego começa ali mesmo, na análise do comportamento na esfera virtual”, alerta o coordenador. 

Além disso, a elaboração do currículo deve ser criteriosa e detalhada. “A primeira coisa que o empregador recebe é o currículo, então é necessário cuidado e atenção na elaboração, a começar pela foto. Já recebi currículos que a foto era da pessoa com o namorado, ou com acessórios extremamente grandes, alargadores, etc”, disse. 

Para Nestor, a exigência de um perfil mais contido, especialmente nas fotos de apresentação dispostas nos currículos é fundamental, e não significa discriminação quanto ao perfil pessoal, com o estilo. “Quero que entendem que isso não é uma forma de discriminação . É apenas uma exigência que a grande maioria dos empregadores faz, e não custa nada”, disse. 

O coordenador alerta ainda para a importância de um documento sucinto, sem informações exageradas. “Não é necessário colocar muitas informações, para não pecar pelo exagero. Apenas o fundamental, é suficiente”, disse. Nestor disse ainda que a qualificação é outro fato preponderante para que o candidato desperte o interesse do empreendedor. “Hoje em dia sites oferecem cursos gratuitos e rápidos, assim como o município oferece cursos profissionalizantes. Quem quer um emprego, precisa ir atrás desses detalhes”, disse.  

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!