Busca rápidaX

MANCHETES

Publicado decreto que renova intervenção no Hospital São Luiz Gonzaga

8 de novembro de 2025

O Prefeito de São Luiz Gonzaga, Piti Werle, assinou o Decreto Nº 7.792/2025, o qual “ratifica e prorroga, em caráter excepcional, a requisição de bens e serviços do Hospital São Luiz Gonzaga, visando assegurar a continuidade da prestação dos serviços públicos de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, e dá outras providências”. Com a publicação oficial do Decreto, fica prorrogada a intervenção do Município na gestão do Hospital São Luiz Gonzaga por mais dois anos, a contar da data de 10 de novembro de 2025.
O prefeito Piti Werle conduziu a reunião, acompanhado do interventor do HSLG Valmir Silveira, da administradora do HSLG, Íria Diedrich, da secretária municipal de Saúde, Clari Ramborger, do assessor jurídico Vinicius Eckerleben e do coordenador-geral de governo, João Ilário. Participaram do ato o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. José Renato Grisolia, o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santo Ângelo e Região (Sindisaúde), Idair Machado, o coordenador do Pronto Socorro, Dr. Luis Grings, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cois), Johnni Bocacio, o coordenador regional de Saúde da 12ª CRS, Rodrigo Reis, a vereadora Marisete Marques, representando a presidência do legislativo são-luizense, e os vereadores Tito Bilinsky e Mário Trindade.
A sociedade são-luizense esteve representada no ato por meio das entidades, estando presentes o presidente do Sindilojas Julio Bolacel, o diretor do Sindilojas José Guedes e o presidente da ACI Felipe Miranda. A permanência da gestão do hospital sob intervenção do Município foi tema de reuniões realizadas ao longo dos últimos meses, ratificada na data de 14 de outubro do corrente, quando o Conselho de Administração do Hospital São Luiz Gonzaga manifestou-se de forma unânime pela continuidade da intervenção, destacando que o encerramento do decreto vigente poderia gerar insegurança administrativa e risco à execução de ações e projetos em andamento.
Assim, com a publicação do Decreto nº 7.792/2025, fica prorrogada por mais dois anos a vigência da intervenção no HSLG, com possibilidade de nova prorrogação condicionada à análise técnica dos fatores envolvidos. A fiscalização e o acompanhamento das atividades administrativas e financeiras do hospital permanecerão sob responsabilidade do Conselho de Administração e Fiscalização, composto pelas seguintes entidades: Secretaria Municipal de Saúde, Consórcio Intermunicipal de Saúde, Associação Comercial e Industrial – ACI, Sindicato do Comércio Varejista – SINDILOJAS e Associação Hospitalar São Luiz Gonzaga.
Conforme o prefeito Piti Werle, a manutenção da intervenção dará maior segurança à instituição neste momento de grande desenvolvimento estrutural do HSLG, providenciando uma gestão efetiva e comprometida com todas as obras e melhorias a serem realizadas nos próximos meses e proporcionando o prazo necessário para que a sociedade são-luizense esteja preparada e organizada para receber a gestão do Hospital São Luiz Gonzaga após o término do prazo da intervenção em vigência.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura
error: Conteúdo protegido!