Busca rápidaX


“Qualquer pequena perda resulta em grandes danos econômicos”, diz gerente da Emater de SM sobre estiagem em Capão do Cipó e região

6 de janeiro de 2023

A realidade da estiagem em Ijuí e região é semelhante em outras áreas, por exemplo, dentre os 35 municípios de atendimento do escritório regional da Emater, com sede em Santa Maria. Um deles é Capão do Cipó, que nesta semana decretou situação de emergência.

Ao falar na Rádio Progresso, o gerente do escritório, Guilherme Passamani, disse que a estimativa de perdas na agricultura, em Capão do Cipó, é de aproximadamente 60 milhões de reais. A perspectiva é que dos 62 mil, 450 hectares de soja, a quebra esteja em 10%, ou seja, 53 milhões de reais.

No milho grão e silagem sequeiro o prejuízo é de 80%, ainda redução de 25% na produção leiteira. Em função da grande área de soja em Capão do Cipó, Passamani observa que qualquer pequena perda resulta em grandes danos econômicos. Outro problema, e muito grande, é com o milho, que tem quebra vultuosa.

O gerente do escritório regional da Emater, em Santa Maria, ainda observa que a perda do milho resulta em efeito cascata, ou seja, aumento o preço da ração, consequentemente encarece preço da carne e do leite. No município de Unistalda, hoje, haverá reunião para apresentar dados do prejuízo econômico e subsidiar decreto de emergência. Em Júlio de Castilhos e Tupanciretã as perdas também são muito grandes.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí