Famílias que há décadas foram retiradas de suas moradias no bairro Tancredo Neves, para construção do Parque da Pedreira, estão muito próximas de realizarem o sonho da casa própria. Isso porque o governo do estado do Rio Grande do Sul garantiu o andamento do projeto “A Casa é Sua” voltado para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Segundo o secretário de Habitação, Marcelo Buss, são 29 famílias custeadas pelo município através do aluguel social. Cada moradia custa um valor de R$ 547,00 à Prefeitura de Ijuí.
No total, segundo explicou o secretário em entrevista nessa manhã, são 37 famílias atualmente beneficiadas com o aluguel social, no entanto muitas delas estão inseridas no projeto de forma temporária, porém, toda semana a secretaria recebe mais de 30 famílias que buscam auxilio para moradia. Para decidir quem terá direito ao benefício, Marcelo Buss explica que é feito um estudo técnico detalhado, juntamente com as assistentes sociais dos CRAS de cada bairro. As profissionais realizam visitas a cada família para analisar de perto a realidade financeira enfrentada por cada um. O secretário de Habitação afirma que são muitas famílias que vivem em situação delicada, mas que infelizmente o município não tem condições de arcar com os custos para ajudar todas elas, selecionando apenas as que mais enfrentam dificuldades.
Sobre a construção das 29 casas, Marcelo Buss afirma que as obras vão iniciar ainda nesse ano, custeadas pelo Governo Estadual, sendo que a contrapartida do município será a cedência dos lotes, localizados no bairro XV de Novembro.