Busca rápidaX


MANCHETES

Queda brusca de temperaturas em Ijuí repercute em atendimentos e internações na rede de saúde

13 de julho de 2024

Tradicionalmente no inverno acontece aumento de problemas respiratórios, sejam infecciosos ou inflamatórios. Nesse ano, porém, a queda brusca de temperatura que ocorre no momento, ou seja, nesta última semana, alerta ainda mais as pessoas e órgãos de saúde para cuidados especiais.

O médico, clínico geral, Eduardo Frank, que atua no Hospital Bom Pastor de Ijuí e na UPA – Unidade de Pronto Atendimento do município – explica que para além de gripe, resfriado e pneumonia é preciso ter atenção com doenças crônicas, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica, que também atuam como fator de risco para eventos infecciosos.

Ele observa que o número de casos respiratórios aumentou nestes últimos dias, especialmente aqueles em estágio inicial de sintomas. Internações por casos graves de pneumonia, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica são a maioria entre os leitos de internação atualmente. Eduardo Frank aproveita para enfatizar sobre casos de influenza, doença viral contagiosa, cuja gravidade pode ser evitada por meio da campanha de vacinação do Ministério da Saúde.

O Hospital Bom Pastor de Ijuí constata aumento de aproximadamente 40% nos atendimentos de pessoas com problemas respiratórios nas últimas semanas. Já na rede municipal de Saúde ijuiense, o secretário de Saúde, Márcio Strassburger, ressalta que no momento os ambulatórios registram grande movimento de pessoas com gripes, resfriados e outros problemas respiratórios. Todos os ambulatórios ijuienses com salas de imunizações possuem vacina contra a influenza. A vacina está disponível para pessoas acima de seis meses de idade.

O Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI), informou que nessa época é comum acréscimo de atendimentos de pessoas com problemas relacionados ao sistema respiratório. Inclusive, o responsável pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, Marco Atkinson, disse que ontem conversou com a direção do HCI e a instituição está com lotação máxima em termos de internações, muito por conta de doenças causados pelo frio. Porém, existe internação de apenas uma criança com situação respiratória.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí