No início desta semana foi aprovado pelos vereadores de Ijuí, o projeto de regularização urbana da cidade, o Reurb. A aprovação era uma demanda do Executivo ijuiense, pois a agora lei municipal, na visão do secretário de Habitação de Ijuí, Marcelo Buss, é tida como um marco.
De acordo com Buss, a estimativa da pasta é de que a demanda de famílias a terem áreas a serem regularizadas está em cerca de cinco mil.
“Sabemos que há ainda uma grande demanda de famílias que precisam regularizar suas áreas, estimamos em cerca de cinco mil, mas a lei aprovada é um começo importante para a gente começar essa regularização. Inicialmente teremos 1,4 mil famílias beneficiadas dentro do recurso federal que chegou até o município, das quais 300 já estão com o processo em andamento, então acredito que até o fim do ano vamos ter em quase duas mil matrículas regularizadas”, cita o secretário.
Marcelo Buss finaliza que a legislação aprovada auxiliará na celeridade do Executivo municipal para atuar na regularização de áreas, com o objetivo de oferecer mais dignidade às famílias, permitindo que elas consigam edificar dentro da legislação.
O Reurb reduz a quantidade de exigências para as regularizações, o que simplifica e agiliza os processos em andamento.