A realidade dos prejuízos causados pela estiagem é bastante idêntica em Municípios da região. Em Boa Vista do Cadeado, o prefeito, João Paulo Beltrão dos Santos, disse que existe atenção especial com a comunidade de Capela do Cadeado, onde uma rede de água está com baixo vazão num poço artesiano. Maquinários da prefeitura realizam abertura de bebedouros para animais na área rural. Referente ao milho, 60% da cultura desta safra é irrigada, por isso consegue se manter. No entanto, os outros 40% estão praticamente perdidos. O problema é que esse percentual do milho sequeiro pertence a pequenos agricultores, ou seja, com grande impacto financeiro para as famílias.
João Paulo Beltrão dos Santos enfatizou que alguns produtores já precisam comprar silagem para alimentar os animais, visto problemas nas pastagens. Ele acredita que o município vai ter que decretar situação de emergência, porém, para isso depende avaliar os danos humanos.
No município de Capão do Cipó, o prefeito, Osvaldo Froner, relata situação semelhante, com perda total no milho sequeiro, além de que vários agricultores nem começaram a plantar a soja, pois de outubro para cá choveu apenas 30 milímetros. Nos próximos dias termina o prazo para cultivo da soja pelo zoneamento agrícola. Por isso, o prefeito de Capão do Cipó articula com entidades do município esforço para que o governo federal prorrogue o zoneamento, pois muitos produtores assinaram financiamento e precisam plantar dentro do período recomendado para ter direito ao Proagro.
Osvaldo Froner ainda observou que parte da soja começa a floração e granação, fase em que a planta precisa de bastante umidade no solo. Na localidade de Entre Rios, um caminhão pipa da prefeitura leva água para moradores. Coronel Barros tem situação semelhante, com lavouras de milho perdidas por conta da falta de chuva. Agricultores fazem silagem, porém de baixa qualidade. Lavouras de soja já tem prejuízo porém ainda é cedo para determinar o percentual. Produtores de Coronel Barros fazem requisição de Proagro, em razão de perdas nas lavouras.