Desta quarta-feira, 20, até 6 de janeiro haverá o recesso do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Justiça do Trabalho e Justiça Federal, denominado de recesso forense. Diante disso, o Fórum, Ministério Público, Defensoria Pública, Vara do Trabalho e Justiça Federal, em Ijuí, bem como demais unidades da região e Estado não vão abrir.
No entanto, esses segmentos vão ter serviços de plantões, com juízes, promotores e defensores públicos, oficiais de justiça e demais servidores para atender apenas casos de urgência, como violência contra mulheres, homicídios, crimes relacionados a famílias, dentre outras situações, caso ocorram.
O Juiz da comarca do Fórum ijuiense, Eduardo Gioveli, explica que durante o recesso também poderão ocorrer audiências de custódias de forma presencial, mas com acesso somente para pessoas ligadas a estas ocorrências. A Defensoria Pública, por exemplo, terá como telefone de plantão o 0800-2000-129. Demais audiências, ou seja, de casos não urgentes, ficam para após o dia 6 do próximo mês.
Normalmente neste mesmo período, ou seja, de hoje até 6 de janeiro, os advogados também mantém período de férias, pois a Justiça e demais áreas afins restringem os serviços. Todos os atendimentos vão voltar ao normal no dia 8 de janeiro.