A Brigada Militar realizou, na tarde desta quinta-feira (5/12), a entrega de 110 vouchers natalinos no valor de R$ 1 mil para policiais afetados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul neste ano. A cerimônia da ação Natal da Reconstrução foi realizada às 14h30 na Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre. A iniciativa é realizada pelo Programa SOS Enchentes, organizado pela Seção de Assistência Social (SAS), do Departamento de Saúde.
Entre os contemplados, estão 110 dos policiais militares mais afetados na catástrofe climática. O efetivo foi selecionado entre aqueles que se cadastraram previamente no SOS Enchentes. O valor poderá ser utilizado para a compra de móveis e eletrodomésticos em estabelecimentos parceiros da ação. Os recursos para a ação Natal da Reconstrução foram obtidos por meio de parceria oferecida pelo Instituto Desenvolve Pecuária junto ao Sindicato dos Leiloeiros Rurais e Empresas de Leilão Rural do RS (Sindiler).
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, esteve presente na cerimônia. Em sua fala, ele destacou a importância do Natal da Reconstrução para a tropa. “Durante a crise, a Brigada Militar esteve, de forma incansável, ao lado do povo gaúcho. Uma ação como essa não apenas demonstra a gratidão e reconhecimento do povo gaúcho ao esforço que realizamos, como também contribui para a autoestima da tropa”, comentou.
Em sua fala, a tenente-coronel Márcia Ferreira de Ávila, chefe da SAS, agradeceu pela parceria e destacou o apoio da comunidade à Brigada Militar. “Esta doação representa mais que um auxílio; é um gesto de solidariedade e apoio em um momento em que mais precisamos. É um símbolo de que, mesmo em tempos difíceis, não estamos sozinhos. Cada de vocês representa a força coletiva que nos une e nos fortalece”, pontuou.
Até o momento, 380 militares estaduais já foram atendidos pelo programa SOS Enchentes. A depender das perdas, os beneficiados ganharam um kit com casa completa ou um kit de eletrodomésticos linha branca, com geladeira, fogão, micro-ondas, panelas, mantas, roupas e calçados. Os recursos para os contemplados foram obtidos a partir do financiamento coletivo realizado pelo governo do Estado. A iniciativa continua até que seja contemplado o maior número possível de afetados pela calamidade.