Busca rápidaX


Recriação de secretaria e ministério ligados à agricultura familiar deverá melhorar segmento também na região

6 de janeiro de 2023

A recriação da secretaria do Desenvolvimento Rural no Rio Grande do Sul e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em âmbito de governo federal, é muito bem vista por entidades ligadas à agricultura familiar, justamente a área que vai ser atendida.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Carlos Karlinski (foto), ressalta que essas pastas eram reivindicações antigas, até para que a pequena agricultura tenha tratamento diferenciado, por exemplo, para projetos de irrigação, produção de alimentos a fim de comercializar para escolas, crédito especial para agroindústrias, dentre outras áreas. Ontem, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul recebeu a visita do secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini.

Na reunião, a Fetag apresentou demandas, dentre elas, criação de um grupo suplementar para agricultores familiares com enquadramento no programa SOS para casos em que o titular tenha falecido e que permita ao cônjuge fazer o saque do valor do benefício. Ainda houve solicitação de soluções para a atual estiagem, implementação do Programa Avançar Agricultura com medidas relacionadas à agricultura irrigada e armazenamento de água, busca de recursos para feiras e para subsídios de juros das operações de crédito rural, também reformulação do Programa Troca-troca de sementes.

No que se refere a estiagem, Santini afirmou que pretende criar um comitê de crise em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Defesa Civil e outros órgãos para monitorar a situação e atuar no enfrentamento aos problemas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí