A rede hoteleira de Ijuí espera aumento da presença de turistas argentinos, neste verão, em relação a igual período de 2021/2022, para trânsito de ida ou volta referente às praias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O sócio-proprietário do hotel Vera Cruz e vereador, Maurício Michaelsen, comenta que um dos fatores que causam otimismo é a abertura de fronteiras e da economia, após o auge da pandemia Covid. Além disso, destacou que na recente Copa do Mundo de futebol, no Catar, houve presença de muitos torcedores da Argentina, o que demonstra que mesmo com a crise financeira no vizinho país, existem pessoas e famílias que investem no turismo.
Porém, Michaelsen esclarece que dificilmente os hotéis ijuienses vão ter movimento de estrangeiros como aconteceu no início dos anos 2000, quando ocorria pernoite de muitos argentinos na Colmeia do Trabalho. Ijuí é um dos pontos de parada de turistas da Argentina que se deslocam ou retornam do litoral.
Normalmente esses turistas passam as festas de natal e virada de ano no próprio país e após iniciam viagens às praias brasileiras, ou seja, a presença de argentinos na rede hoteleira ijuiense deverá ser percebida a partir de primeiro de janeiro. No momento, acontece muita consulta de preços para pernoite. De terça-feira para ontem, ocorreu presença de dois argentinos no hotel Vera Cruz.
Maurício Michaelsen ainda enfatiza que os voos diretos da Argentina para as praias prejudicam um pouco a passagem de argentinos por Ijuí e região, pois reduz o deslocamento por terra. O movimento de argentinos geralmente transcorre por quinzena e até metade de fevereiro, quando começa o ano letivo no vizinho país.