A rede municipal de ensino de Pejuçara se movimenta para começo do ano letivo. Segunda-feira a Escola Municipal de Educação Infantil Maria Schuster vai iniciar atendimento das crianças, porém, num primeiro momento apenas com serviços prestados pelos monitores. Os professores começarão atividades com os alunos no próximo dia 23.
Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara, as aulas iniciarão também dia 23 deste mês, mesma data do começo do ano letivo na Escola Estadual de Ensino Médio Ângelo Furian, quando também vai iniciar o transporte escolar para estudantes da cidade e interior.
A secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Pejuçara, Sandra Valandro, ressalta que dia 17, pela manhã, haverá abertura do ano letivo para os professores e funcionários das duas escolas municipais, com uma palestra motivacional.
A rede municipal de ensino pejuçarense tem cerca de 520 alunos, porém, na EMEI parte das crianças fica em turno integral no educandário. Valandro alerta que se algum estudante ainda precisa de vaga para este ano ou transporte escolar, é só procurar a secretaria municipal de Educação.
O sistema apostilado de ensino, que começou em 2022, vai seguir neste ano, ou seja, os alunos das escolas municipais pejuçarenses receberão uma apostila para cada disciplina, de forma bimestral, com os conteúdos a serem trabalhados, o que evita necessidade de compra de livros e confecção de xerox. Além disso, a secretaria municipal de Educação distribui material escolar para os estudantes.
Sandra Valandro frisa que há presença de monitores nos dois ônibus que fazem o transporte de alunos no perímetro urbano. A pasta também distribui uniforme escolar para os estudantes. Existe projeto para melhorias da unidade da EMEI Maria Schuster que não recebeu reformas.
A secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Pejuçara vai seguir, em 2023, com o o programa Bola na Rede, que trabalha com crianças e adolescentes na área de futebol, grupos de corrida e caminhada orientada, dança, pilates e deverá retomar a gincana da colônia.