O setor de assistência social de Ijuí registrou uma grande demanda no ano de 2022. De acordo com a pasta de Desenvolvimento Social ijuiense, foram efetuadas no ano passado a distribuição de mais de 11 mil cestas básicas para famílias necessitadas, além do cadastro de 3.471 famílias no mês de dezembro para receber valores em programas de transferência de renda do Governo Federal, o que totalizou o repasse de mais de R$ 2 milhões para o município ijuiense.
Diante deste cenário, o secretário de Desenvolvimento Social de Ijuí, Ezequiel Buzatto, detalhou em entrevista a Rádio Progresso, que uma busca ativa das famílias que recebem benefícios começará a ser intensificada neste ano, visando mudar a realidade de vulnerabilidade das mesmas.
“O que vai ser mais aprofundado, é a questão das visitas domiciliares para verificação in loco da realidade dessas famílias. Isso só vai ser possível em virtude da contratação de quatro assistentes sociais e seis orientadores sociais. Esses profissionais irão reforçar a equipe da pasta de Desenvolvimento Social, são pessoas que passaram no concurso feito na gestão passada e que se a gestão Andrei e Barriquello sair, irão permanecer atuando na secretaria, serão um patrimônio do município e atuarão direto com os grupos de convivência, atendendo nos CRAS, realizando as visitas domiciliares”, cita o secretário.
Buzatto também elenca outra ação realizada ainda no ano passado para auxiliar na mudança de realidade das famílias em vulnerabilidade de Ijuí, o Qualifica Mais. Segundo o secretário, mais de 300 pessoas concluíram os diversos cursos oferecidos em 2022, sendo que a empregabilidade dos formados foi alta. Para 2023, a expectativa da prefeitura é seguir com o programa.