A Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) enviou neste Sábado(18) o documento à Secretaria Estadual da Saúde, contestando o ingresso da região na Bandeira Vermelha, no programa de distanciamento social controlado. Segundo o documento, que a Rádio Progresso teve acesso com exclusividade, a variação no critério deve ser considerada, por causa das novas internações e altas hospitalares.
O escrito pede que deva ser considerado que há apenas um paciente internado em UTI para tratamento por Covid-19, e a taxa de ocupação de respiradores encontra-se em 23.1%. A direção da Amuplam diz ainda que a maioria dos tratamentos não requer hospitalização, sendo realizadas no ambiente domiciliar a recuperação dos pacientes acometidos pela doença. Pela análise dos dados hospitalares, observa-se que os leitos clínicos estão com um baixo índice de ocupação, evidenciando-se que a probabilidade de se necessitar de leito de UTI seja baixa.
Outro argumento é que sete pacientes que estão na UTI em Ijuí, são de outras regiões do estado.
O documento lembra também que não há falta de leitos Covid-19 fora de UTI Adulto, estando sua ocupação na taxa de 5%, de um total de 279 leitos. Na regra geral, a Associação dos Municípios do Planalto Médio (AMUPLAM) retome ao patamar da Bandeira Laranja, predominante até a última semana.