A 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, registra, desde o dia primeiro deste mês, 39 notificações suspeitas de dengue, dentre os 20 municípios da abrangência. Desses, dois casos foram confirmados, cinco descartados e 32 seguem em investigação. Os casos confirmados são em Bozano e Chiapetta e contraídos dentro dos próprios municípios, ou seja, autóctones. Em Ijuí, há 17 casos em investigação; Panambi, 10; Ajuricaba, 2; Crissiumal, 2; e Sede Nova, 1.
Durante entrevista hoje pala manhã na RPI, o coordenador regional de Saúde, Marco Atkinson, disse que até o momento a situação está controlada, mas alertou a população a partir do retorno da chuva, em 48 horas os ovos do mosquito Aedes aegypti, depositados na natureza, eclodem, o que produz novos insetos. Por isso, é fundamental que as pessoas evitem água parada, limpem pátios e outros locais, especialmente com retirada de recipientes que podem acumular água.
Atkinson informou que cada município tem o plano de contingência, ou seja, metodologia para atuar em caso de problemas com a dengue. Além disso, ocorre instalação de ovitrampas, que são armadilhas para indicar onde existe maior infestação de Aedes aegypti. Outra medida é a BRI – Borrifação Residual Intradomicilar – ou seja, aplicação de inseticida no interior das casas. O produto fica por mais tempo com ação nos imóveis e não causa problemas para as pessoas.