Busca rápidaX

MANCHETES

Região de Ijuí registra primeiros casos de ferrugem asiática na soja nesta safra

29 de janeiro de 2026

De acordo com laudo de acompanhamento dos últimos dias do ponto de monitoramento da ferrugem asiática, em Ijuí, o nível de risco para ferrugem asiática na soja é baixo. A lâmina registra poucos esporos da doença. Mesmo assim, segundo o agrônomo da Emater, João Burati, agricultores precisam manter constante monitoramento nas lavouras de soja, visto perigo do surgimento da doença.

E nesta safra já há confirmação da doença na região. Na região, o Consórcio Antiferrugem, que contabiliza dados de todo o Brasil, registra um caso de ferrugem asiática em lavoura de soja de Coronel Barros, outro em São Miguel das Missões, um em Santo Antônio das Missões, um em Fortaleza dos Valos, um em Boa Vista do Cadeado, outro em São José das Missões, ainda um em Coronel Bicaco, outro em Derrubadas, dois em Santa Rosa, também duas ocorrências de ferrugem asiática na soja em Bossoroca, duas em Saldanha Marinho, três em Capão do Cipó e cinco em Santiago. Em Ijuí não há constatação do problema.

A ferrugem asiática pode causar prejuízos de até 90% na produtividade da soja em casos severos. O fungo provoca desfolha precoce e impede enchimento de grãos. As condições favoráveis para a doença são umidade e calor.

Fonte: RPI. Foto: Governo estadual
error: Conteúdo protegido!