Dados da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, apontam que oito dos 20 municípios do órgão já atingiram a meta mínima de vacinação dos grupos de risco contra a gripe, que é de 90%.
Para os grupos de risco a campanha termina amanhã. Porém, os municípios que sobrarem medicamentos vão seguir com disponibilização a partir da próxima segunda-feira para toda a população. Aliás, a vacina contra a gripe já pode ser aplicada em todos os interessados.
Especificamente em Ijuí, até ontem havia em torno de sete mil doses disponíveis, distribuídas dentre os 13 ambulatórios que oferecem o medicamento. A responsável pelo segmento de imunizações na secretaria da Saúde de Ijuí, Salester Ruver, esclarece, por exemplo, que desde a semana passada, quando ocorreu ampliação da faixa etária de vacinação para crianças entre 5 a 10 anos e para pessoas de 50 a 60 anos, a pasta aplicou pouco mais de duas mil e 400 doses nestas duas faixas etárias.
Salester Ruver chama atenção para o fato de que as crianças apresentam o menor índice vacinal dentre os grupos prioritários em Ijuí e são as pessoas bastante suscetíveis à gripe. A enfermeira ainda observou que semana passada surgiu um caso suspeito de gripe A em Ijuí, mas o exame deu negativo.
Na área da Coordenadoria de Saúde de Ijuí não há caso confirmado de gripe A neste ano. Também sobre a campanha de vacinação contra a gripe, o Centro de Saúde de Coronel Barros ainda dispõe de aproximadamente 400 doses. O medicamento é ofertado a toda população.