Todas as regiões do Rio Grande do Sul vão ser beneficiadas com recursos financeiros do programa SUS gaúcho, lançado ontem pelo governo estadual. Até o final deste ano, o programa disponibilizará R$ 267,7 milhões. Para 2026, a previsão é que o acréscimo de recursos chegue a R$ 758 milhões.
O SUS Gaúcho visa, especialmente, reduzir as principais filas de espera por consultas e cirurgias, facilitar transporte de pacientes entre municípios e melhorar serviços em pronto atendimentos. O responsável pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, Marco Atkinson, ressalta que para a região haverá dinheiro para UPA, demais serviços de emergência, inclusive possibilidade do Hospital Bom Pastor de Ijuí passar a atender via Sistema Único de Saúde. (Abaixo, áudio de Marco Atkinson)
O coordenador regional de Saúde de Ijuí, Marco Atkinson, ainda frisa que o SUS gaúcho irá ajudar a região para reduzir a fila de espera de cirurgias em traumato ortopedia, especialmente de joelho, ainda atender pacientes que precisam de cirurgias oftalmológicas. (Abaixo, áudio de Marco Atkinson)
A partir de agora, a Coordenadoria de Saúde de Ijuí vai avaliar com os 20 municípios de abrangência e hospitais a organização da aplicação dos recursos do SUS Gaúcho.