Busca rápidaX


Região de Ijuí terá novas opções de trigo, com melhor rendimento, para safra deste ano

2 de março de 2023

A perspectiva é de que os agricultores do Rio Grande do Sul realizem bom investimento na safra de inverno deste ano, especialmente em trigo, até para compensar as perdas na atual safra de verão, visto a estiagem. O agrônomo da Biotrigo Genética, empresa de Passo Fundo, Gustavo Posser, acredita que o Estado, no mínimo, vai manter a área de trigo de 2022, que foi de um milhão, 450 mil hectares, a maior dos últimos 42 anos, mas com boa tendência de aumento.

Durante entrevista nesta manhã na RPI, o agrônomo disse que a Biotrigo participa desse crescimento de área e produtividade de trigo, através de lançamentos de novas variedades do cereal, bem como aperfeiçoamento de materiais já existentes. Posser destacou variedade super precoce para esta safra, o que reduz o tempo de permanência do trigo nas lavouras e com bom potencial de rendimento, além de resistir ao acamamento.É mais trigo em menos tempo”, comentou o agrônomo.

Gustavo Posser ainda explicou do primeiro mix de cultivares da Biotrigo, com sementes que se adaptam a solos úmidos ou secos ao mesmo tempo. Outro exemplo para a safra de 2023 é TBIO Motriz, cultivar que possui o propósito de oferecer excelente potencial produtivo ao mesmo tempo que entrega alta segurança no campo, devido ao equilibrado pacote fitossanitário e elevada estabilidade de produção.

Devido ao ciclo médio/tardio, Motriz oferece a possibilidade da abertura e escalonamento da semeadura, o que traz segurança maior. Em um contexto de cultivo do trigo sobre trigo, a variedade se destaca pelo bom nível de tolerância às manchas foliares. Ainda há avanços no nível de resistência à giberela. Outra novidade da Biotrigo é o TBIO Capaz, de ciclo superprecoce. A cultura possui característica de farinha branqueadora, o que significa oportunidade de captar mais valor na comercialização do grão.

O agrônomo Posser enfatizou que essas variedades de trigo já estão disponíveis para compra por parte dos produtores. Também comentou que nesse ano os custos para implantação da safra do trigo estão um pouco menores que 2022, pois nessa época, ano passado, teve restrição de fertilizantes devido à guerra entre Ucrânia e Rússia, que são grandes produtores desse segmento, o que aumentou o preço da adubação.

Gustavo Posser esclareceu que existem variedades de trigo com capacidade para render acima de 120 sacas por hectare. Essas novidades e demais alternativas de cultivares de trigo poderão ser conferidas durante participação da Biotrigo, na Expodireto, em Não Me Toque, na próxima semana.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí