Busca rápidaX

Região de Palmeira das Missões pede que Estado decrete situação de emergência em todo RS em razão da estiagem

7 de janeiro de 2022

Todos os 43 municípios da Associação dos Municípios da Zona da Produção, com sede em Palmeira das Missões, já decretaram situação de emergência, em razão da estiagem. Ontem, a entidade realizou reunião na Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões. Participaram 33 prefeitos, além de vices, secretários da agricultura e outros representantes, o que congregou integrantes dos 43 municípios.

O presidente da Amzop e prefeito de São Pedro das Missões, Antônio Ferreira (foto), disse para a RPI que levantamento da Emater aponta prejuízo de um bilhão e 500 mil reais na agricultura, visto a falta de chuva, na mencionada área de abrangência. No milho, a redução de rendimento estimada está entre 60 e 70%, ainda de 20 a 30% na soja. No encontro da ontem, a Amzop produziu um documento a ser repassado para os governos estadual e federal.

Antônio Ferreira explicou que um dos pedidos é para o Executivo estadual decretar situação de emergência em todo o Rio Grande do Sul, da mesma forma que já ocorreu nos Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná. Outra solicitação, para amenizar os efeitos da seca, é que o governo Eduardo Leite priorize o repasse de recursos financeiros do programa Avançar no Agro para os municípios que decretaram emergência.

Os temas também vão ser apresentados em assembleia da Famurs – Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul – que acontecerá na próxima segunda-feira pela manhã em Porto Alegre. O prefeito, Antônio Ferreira, ainda observou que há grande expectativa em relação à vinda da Ministra da Agricultura, Teresa Cristina, que estará quarta-feira que vem, pela manhã, em Santo Ângelo. A Associação dos Municípios da Zona da Produção verifica a possibilidade da Ministra também estar na região de Palmeira das Missões.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!