A reitoria da Unijuí, a partir do reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg, e do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, recebeu, nesta segunda-feira, 15, uma comitiva formada pelo deputado estadual Aloísio Classmann, os prefeitos Boa Vista do Buricá, Joãozinho Sehnem, que é presidente da Amufron, Tiradentes do Sul, Elton Luis Pilger, representando a Amuceleiro; e de Redentora, Malberk Antoine Kunst Dullius, presidente da Amuceleiro; além de assessores parlamentares e representantes de empresas.
A proposta do encontro foi de buscar uma parceria com a Universidade para uma pesquisa voltada ao Peixe Dourado, espécie está presente no curso do Rio Uruguai. A ideia faz parte da busca pela regulamentação da pesca esportiva do Dourado no lado brasileiro do rio, a partir de pesquisas científicas, preservação ambiental e sustentabilidade.
A pesquisa científica envolve coletar dados diversos, como tamanho dos peixes, localização onde foi encontrado, bem como a variedade genética, o que deve ser feito em parceria do curso de Ciências Biológicas da Unijuí.
A partir deste primeiro encontro, a ideia é formalizar o projeto, por meio de levantamento de custos, possibilidades, entre outros detalhes, para que seja viabilizada a possível atuação da Unijuí nas pesquisas, as quais devem ocorrer durante todo o próximo ano. “Se tudo estiver de acordo, conseguiremos potencializar todo esse trabalho com a participação dos nossos estudantes diretamente nesta pesquisa”, ressalta o reitor, professor Dieter.