O Hospital Bom Pastor de Ijuí poderá se tornar a referência em tratamento oftalmológico para os moradores de sete cidades da Região de Ijuí, a partir desta semana. A informação partiu da coordenadora regional de saúde Janaína Silva. Segundo ela, isso será possível devido a um remanejamento de valores que sairá dos cofres do Estado. Na prática, parte dos pagamentos que hoje são feitos aos Hospitais de Tenente Portela e Palmeira das Missões, passam a serem feitos ao Bom Pastor de Ijuí. “Vamos fazer este movimento pensando também no conforto das pessoas. Neste momento de pandemia é arriscado que os pacientes viajem longas distâncias para receber o atendimento”, destacou a coordenadora.
São 120mil pessoas beneficiadas com este remanejamento na ordem de R$38mil. Janaina Silva explicou que o Estado ainda estuda os repasses de incentivos ao Hospital para a realização de procedimentos e consultas especializadas. Desde 2018 o Bom Pastor de Ijuí luta para ser credenciado como referência neste tratamento.
Somente para cirurgias de catarata existe uma fila de 200 pacientes. Conforme dados do Poder Legislativo de Ijuí que estuda uma forma de zerar esse índice.
Na última semana a direção do Hospital se reuniu com os gestores de saúde da região e de Ijuí para dar andamento ao projeto. O município de Ijuí irá dispor de R$30mil para que os pacientes da Oftalmologia sejam atendidos no Bom Pastor. Este dinheiro será repassado por 90 dias ou até que os incentivos do Estado sejam aprovados. Conforme a secretaria municipal de saúde, isso irá gerar uma economia de recursos e tempo no deslocamento de pacientes às cidades que hoje são referência neste atendimento.