Busca rápidaX

MANCHETES

Rendimento médio da soja ultrapassa 51 sacas por hectare na região de Ijuí

2 de abril de 2026

Segundo o escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, abrangência de 44 municípios, cerca de 30% da soja já está colhida, com rendimento médio de 51,8 sacas por hectare. No entanto, existe bastante variabilidade de produtividade entre as lavouras, visto falta de chuva, dentre outras causas.

No município de Ibirubá, o rendimento fica entre 33 e 66 sacas por hectare. Em Jóia, onde a estiagem foi mais severa a produtividade está 25 e 46,6 sacas. Já em Tenente Portela, o rendimento médio é de 50 sacas por hectare. As lavouras de soja em Ijuí e região apresentam elevado número de folhas verdes e vagens maduras. Diante disso, agricultores precisam aplicar produtos para uniformizar a maturação e melhorar a operação de colheita.

Da soja ainda nas lavouras, 43% está em maturação, 31% em granação e em torno de 3% em desenvolvimento vegetativo, nesse último caso, a oleaginosa de segunda safra.

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!