O LIRAa -Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti- é realizado nos municípios quatro vezes ao ano para apresentar, de maneira rápida e segura, os índices de infestações por larvas do mosquito transmissor da dengue Este levantamento é de suma importância, pois é empregado como instrumento de avaliação das medidas de controle realizadas pelo Poder Público, tornando possível redirecionar e/ou intensificar algumas intervenções, ou ainda, alterar as estratégias de controle adotadas.
A Vigilância Ambiental em Saúde de Ajuricaba deu início ao levantamento no período de 17 até 21 de outubro deste ano. Foram trabalhados 433 imóveis e coletados 20 tubos com larvas de mosquito até a conclusão do levantamento. De acordo com o resultado, destes 20 tubos, 6 eram positivos para o mosquito Aedes aegypti, resultando num índice de infestação predial de 1,4%.
Este resultado coloca o Município de Ajuricaba no Risco Médio para transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya. Isto coloca a equipe de Vigilância Ambiental em alerta, pois este tradicionalmente é um período de chuvas isoladas e forte calor, o que propicia o desenvolvimento rápido das larvas do mosquito Aedes aegypti.
Segundo a Coordenadora Técnica do Serviço de Vigilância em Saúde de Ajuricaba, Anelise Schneider, é de suma importância que a população se conscientize de que os cuidados são permanentes. Segundo ela, deve-se dar maior atenção com as caixas d’água de coleta da chuva e toneis, além de lonas e pneus, que foram os focos mais encontrados nas vistorias.