Busca rápidaX

Reunião entre gestores, área da saúde e hospitais segue em busca de solução para fila na traumatologia

31 de julho de 2024

Reuniões com representantes dos municípios da região junto a Secretaria Estadual da Saúde, 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (17ª CRS) e hospitais de Panambi e Bom Pastor de Ijuí, seguirão em busca da solução por reduzir a fila de espera por procedimentos na área de traumatologia na região. 

Conforme levantamento das áreas técnicas da saúde, somente entre os 11 municípios da Amuplam, cerca de 800 procedimentos traumatológicos estão aguardando na fila. Atualmente, a referência na área é o Hospital São Vicente de Paulo, de Cruz Alta, que não está conseguindo atender toda a demanda.

O tema foi a principal pauta debatida por prefeitos na assembleia mensal da Amuplam, realizada nesta terça-feira, 30. Inclusive, o tema motivou uma reunião entre gestores da região com a secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, no início deste mês, que determinou a busca de outros hospitais que possam se conveniar para atender aos pacientes que aguardam na fila. 

Após o encontro com a secretária, na assembleia desta terça-feira, o coordenador da 17ª CRS, Marco Antônio Atkinson, trouxe a proposta de valores apresentados pelo Hospital Bom Pastor de Ijuí, uma das possibilidades para ampliar os atendimentos na área de traumatologia.

Os dados foram discutidos entre os gestores e ficou acertado que também será incluído a possibilidade de o hospital de Panambi poder realizar procedimentos na área. Não foram detalhados prazos para os novos encontros aconteceram, mas é de interesse mútuo que a habilitação de novas unidades de saúde aconteça o mais rápido possível. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e AI Amuplam