Nesta segunda-feira, às 13 horas e 30 minutos, haverá reunião na prefeitura de Boa Vista do Cadeado, para debater possível mobilização de agricultores no pórtico de acesso ao município, entroncamento com a ERS 342.
A ideia é intensificar o protesto que já ocorre na região, por exemplo, em Cruz Alta e Júlio de Castilhos, que pede a securitização de dívidas rurais. Essa renegociação é solicitada em razão das perdas causadas na agricultura devido à estiagem da safra de verão 2024/2025 e por problemas climáticos de anos anteriores.
O vice-prefeito de Boa Vista do Cadeado, José Fracaro, ressalta que somente com a soja, na recente safra, houve perda de aproximadamente 195 milhões de reais no município, visto a falta de chuva. Abaixo, confira áudio de José Fracaro.
O encontro das 13 e 30 de hoje, na prefeitura de Boa Vista do Cadeado, ainda vai pautar apoio ao ato que vai ocorrer, amanhã, em Porto Alegre, em frente à superintendência do Ministério da Agricultura, iniciativa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – Fetag – também para solicitar apoio aos agricultores em razão de frustração de safras.