Uma reunião aconteceu na manhã desta Quarta Feira(17) junto a Prefeitura Municipal de Ijuí para discutir um projeto de cedência de profissionais de saúde do município, para atuar junto a estrutura do Hospital Bom Pastor de Ijuí nos cuidados de pacientes Covid-19. Participaram do encontro o Prefeito Andrei Cossetin, o Secretário da Saúde Márcio Strassburger, vereadores e o Presidente do Hospital Martinho Kelm.
Em contato com a reportagem da Rádio Progresso Kelm disse que neste momento não há profissionais disponíveis no mercado. Destacou que essa é uma realidade regional. ‘Nossa demanda é de no mínimo dois médicos e também técnicos de enfermagem que devem ser negociados com o município. Hoje existe uma falta de profissionais na região visto que todos já estão bastante sobrecarregados ou não tem experiência nas necessidades que a pandemia tem colocado’, destacou.
O Vereador Matheus Pompeo (PDT) que participou da reunião, explicou que os profissionais da prefeitura seriam convidados a trabalhar no hospital e a aceitação da proposta seria de cada um. O Poder executivo ficou de construir as condições técnicas e legais para a cedência desse pessoal. Um projeto de Lei precisa ser enviado à Câmara de Vereadores para que a proposta se efetive.
Matheus Pompeo relatou que o legislativo deve aprovar de maneira unânime essa proposta, visto o agravamento da pandemia em Ijuí e a sobrecarga enfrentada pelo sistema de saúde.