A rota turística das Águas, Culturas e Sabores, que está em implantação dentre os 11 municípios da Associação dos Municípios do Planalto Médio, visa ter um roteiro turístico mais enxuto e próximo dos moradores da região. No entanto, o objetivo também é de atrair visitantes de outras regiões e do Brasil. Segundo o coordenador da rota e prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, cada município da Amuplam já possui experiência no turismo, por isso, o trabalho não começa do zero.
Durante entrevista na RPI, ele citou o movimento étnico de Ijuí, o museu militar de Panambi e o segmento de peixe em Ajuricaba como exemplos do que já se desenvolve com turismo na região. Mas, além disso, existem as belezas naturais, como as águas e nascentes, que se somam ao turismo. Daniel Hinnah frisou que o lançamento oficial da rota turística das Águas, Culturas e Sabores vai acontecer dia 16 do próximo mês, em Panambi, com presença do secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub. A partir daí, haverá divulgação mais ampla da rota.
Por outro lado, está em processo de contratação de uma consultoria especializada em turismo para desenvolver as capacidades turísticas dos municípios. Além disso, vai ser contratada uma área de marketing para criar a logomarca da rota e começar a divulgação.
A região da Amuplam integrava a rota turística do Yucumã, porém, se desfiliou e criou a área própria. No entanto, o prefeito de Panambi observou que a rota de turismo da região de Ijuí pode ser alternativa para quem quiser passar por diferentes regiões, por exemplo, da Amuplam, Missões e Yucumã. Daniel Hinnah aproveitou para enfatizar a importância da rota turística da região de Ijuí para geração de emprego e renda. Enfatizou que a região possui boa estrutura para conforto dos turistas, como hotéis e restaurantes.