A coordenadora regional de educação (36° CRE), Eveline Eberle, participou da sessão ordinária desta segunda-feira, 24, para falar sobre o Núcleo de Inovação para o Trabalho (NIT), que oferece cursos de formação rápida nas duas escolas técnicas de Ijuí, quando acabou revelando, em primeira mão, que a partir de 2023, a Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, o “Ruyzão” vai começar o atendimento em turno integral.
Em entrevista à Rádio Progresso, a coordenadora explicou que o processo de implantação do turno integral será gradativo. “No ano que vem só o primeiro ano será turno integral, em 2024 serão 1° e 2°, no seguinte, os três”, disse.
A coordenadora explicou que a escola é central, com professores qualificados e uma equipe diretiva que recebeu bem a mudança. “Essa é uma proposta do governo do estado, de transformar todas as escolas em turno integral e, felizmente, conseguimos mais essa vitória para Ijuí”, comemorou.
Quanto ao Núcleo de Inovação para o trabalho, a coordenadora explicou que atualmente são oferecidos dois cursos; um voltado para a construção civil, no Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler, o Polivalente, e outro de tecnologia, na Escola Técnica 25 de Julho. Os cursos podem ser feitos por pessoas que não concluíram o ensino fundamental e médio.
Para o ano que vem estão previstos novos cursos, como um voltado à terceira idade, que prevê socialização com as novas tecnologias, assim como marketing digital.