Conforme o mais recente levantamento do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, abrangência de 44 municípios, seguem os preparativos para o início da semeadura do trigo da safra deste ano. O período recomendado para plantio inicia na próxima terça-feira, dia 20.
Existe tendência de redução de trigo, visto baixa procura por sementes em Ijuí e região. Também influência para queda no trigo, o preço pago ao produtor, que não é atrativo, e o alto custo de produção. Já a canola deverá ter aumento de cultivo. Isso também é a realidade de Ijuí, conforme o agrônomo da Emater, Edewin Bernich. Ele explica que Ijuí deverá registrar diminuição de 6 mil hecares de trigo e totalizar 15 mil hectares com o cereal. No tocante à canola, a expectativa é de acréscimo de 500 hectares na Colmeia do Tabalho, num total de 2,5 mil hectaes. Abaixo, sonora de Edwin:
Edewin Bernich observa que o plantio da canola recém começou em Ijuí. Também ocorre cultivo de aveia, cevada, linhaça e pastagens. No entanto, frisa que parte desse trabalho aconteceu com tempo seco, o que prejudica a germinação.
No escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, a semeadura da canola apresenta diferenciação. Em Santa Bárbara do Sul, a área plantada ultrapassa 50%. Em Ibirubá, o cultivo está em fase inicial. As lavouras já semeadas apresentam emergência desuniforme, mas sem problemas de danos nas sementes.