Busca rápidaX

MANCHETES

Safra de soja 2025/2026 tem uma das melhores arrancadas dos últimos anos na região

27 de dezembro de 2025

Esse final de ano é bem mais positivo em termos de chuva do que mesmo período de anos anteriores, quando Ijuí e região registravam, até mesmo, estiagem. Do último domingo para cá choveu, na região de Ijuí, no mínimo 150 milímetros. Porém, há registro de acumulado muito maior, por exemplo, cerca de 320 milímetros no distrito de Mauá, em Ijuí, até 425 milímetros entre Ajuricaba e Nova Ramada. Para culturas do período, como soja e milho, existe umidade suficiente no solo, algo que não se verificava há muitos finais de ano. Porém, no caso da soja, é importante que os agricultores fiquem atentos a alguns parâmetros, agora, com o retorno do sol, conforme explica o agrônomo do escritório da Emater, em Ijuí, Edewin Bernich.

Edewin Bernich ainda observa que os produtores precisam ter atenção com plantas invasoras e ervas daninhas resistentes, inclusive que as vezes não respondem a princípios ativos. Quanto mais cedo for feito esse combate, ou seja, ainda quando as plantas estiverem pequenas, melhor vai ser o resultado. 

Referente ao milho, o agrônomo Edewin Bernich frisa que no momento não há muito que fazer, visto as fases adiantadas das plantas, por isso é preciso aguardar o término da formação de grãos. Porém, as boas chuvas do momento ajudam bastante o desenvolvimento final do cereal. Dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, cerca de 6% do milho está em maturação, em torno de 78% em granação e aproximadamente 16,50% em floração. Há perda de rendimento que não se recupera, mesmo com as chuvas, em razão da falta de precipitação climática no começo do desenvolvimento da cultura.

Fonte: RPI. Foto: Engenheiro Agrônomo Tiago Manchini