Busca rápidaX

MANCHETES

Saldo do temporal: Palmeira das Missões decreta situação de emergência; telhas começam a ser distribuídas

22 de fevereiro de 2026
Reprodução: Prefeitura de Palmeira das Missões

A Prefeitura de Palmeira das Missões decretou situação de emergência na noite da última sexta-feira (20), depois do temporal que atingiu a cidade na quinta-feira (19), deixando mais de 40 pessoas desalojadas e 550 casas danificadas. 

O documento, assinado pelo prefeito Evandro Luís Massing, autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil em ações de resposta e reconstrução; permite a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos; e possibilita a dispensa do processo de licitação para a compra de bens e contratação de serviços necessários ao atendimento da emergência por até 180 dias.

Em razão dos estragos, as aulas também estão suspensas até o dia 25 de fevereiro em todas as instituições do município. Na rede estadual, de acordo com a Secretaria de Educação, 10 das 11 escolas tiveram suas estruturas danificadas. A suspensão impacta mais de 2 mil alunos.

Nova remessa de telhas começa a ser distribuída nesta tarde

Uma nova remessa de telhas começou a ser distribuída na tarde deste domingo (21) aos moradores atingidos pelo temporal. A carga é oriunda de Porto Alegre, da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. 

A retirada dos materiais ocorre no Parque Municipal de Exposições. Os moradores que não tiverem condições de deslocar-se até o centro de distribuição podem solicitar à prefeitura que o material seja entregue na própria residência.

Para retirar as telhas, é necessário realizar um cadastro. São fornecidas 16 folhas de 6 milímetros, e 32 folhas de 4 milímetros para cada família. Até o momento, mais de 660 pessoas já foram cadastradas.

A energia elétrica está praticamente normalizada em toda a cidade, com exceção de alguns pontos no interior do município. Há, ainda, bairros sem água. O bairro 6 de maio é um dos mais afetados.

error: Conteúdo protegido!