Busca rápidaX

Santa Rosa e Ametista do Sul decretam situação de emergência por conta da estiagem

18 de fevereiro de 2023

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 322 já decretaram situação de emergência em razão dos prejuízos causados pela estiagem, especialmente quebra na agricultura. Ontem, por exemplo, as prefeituras de Santa Rosa e Ametista do Sul assinaram o decreto. Nesta semana, a mesma medida foi adotada por outros municípios, dentre eles, Augusto Pestana, Alecrim, Alegria, Caibaté, Coronel Barros, Panambi, Horizontina, Ibirubá, Inhacorá, Salto do Jacuí, Santo Antônio das Missões, Campo Novo, Tapera e Tio Hugo.

Dos municípios que já haviam decretado emergência em virtude da falta de chuva, alguns já tiveram a homologação por parte do governo gaúcho e reconhecimento pelo governo federal. Em relação a outros, a assinatura ocorreu por apenas uma dessas instâncias.

Ontem, a União reconheceu a situação de emergência de Chapada, Ronda Alta e Sarandi. Nesta semana o governo federal reconheceu os decretos de São Luiz Gonzaga, Campina das Missões, Humaitá, Ijuí, Coronel Bicaco, Barra Funda, Crissiumal, Nonoai, Planalto e Rondinha. Recentemente a União tinha reconhecido o decreto de emergência de Boa Vista do Cadeado, Pejuçara, Boa Vista das Missões, Santo Cristo, Tucunduva, dentre outros municípios gaúchos.

A homologação ou reconhecimento da emergência é fundamental para os municípios receberem ajuda financeira para compra de cestas básicas, caixas de água, ações com maquinários, dentre outras medidas a fim de socorrer famílias com prejuízos por conta de seca.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí